SAÚDE - Secretaria de Saúde e CRAS de União de Minas realizam palestra de prevenção ao câncer de próstata

Foi realizado ontem (28), no Espaço de eventos uma importante palestra de prevenção ao câncer de próstata com o grupo do projeto bem estar ministrado pelo médico do ESF União e Saúde Eduardo Silveira.

Na oportunidade, esteve presente a secretária municipal de Saúde, Daiane Meira, que destacou a importância do diagnostico precoce para o descobrimento da doença.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), para alguns tipos de câncer, o rastreamento pode diagnosticar o câncer em um estágio inicial, quando é mais fácil de ser tratado.

Se os resultados de um desses testes forem anormais, é feito um teste adicional para verificar se o homem tem câncer. Se o câncer de próstata for encontrado, provavelmente estará em um estágio inicial para ser tratado mais efetivamente do que se não fosse feito o rastreamento.

Não há dúvida de que o rastreamento pode ajudar a diagnosticar muitos cânceres de próstata precocemente, mas ainda existem dúvidas sobre se os benefícios do rastreamento superam os riscos para a maioria dos homens. Atualmente, existem prós e contras aos exames de rastreamento utilizados para o câncer de próstata.