EDUCAÇÃO - Comunicado SMECEL 02/2020

PREZADOS PAIS OU RESPONSÁVEIS...

Em virtude da suspensão de aulas presencial por conta da pandemia do Coronavírus (COVID-19), a Educação Domiciliar, passou a ser estratégia necessária objetivando amenizar os prejuízos educacionais.

O Município de União de Minas/MG, em atenção ao Decreto Municipal Nº. 4975 de 05 de maio de 2020, bem como, por meio de ações coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação, juntamente com Direção, Supervisão, Professores, Agente de Apoio Escolar e demais Profissionais da Educação das Escolas Municipais, utilizará de recursos alternativos "REGIME DE ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS" para darmos sequência no desenvolvimento da aprendizagem dos Educandos e assim amenizar os prejuízos educacionais na ausência das aulas presencias. Para isso, é de suma importância que os familiares ou responsáveis dos alunos nos apoiem e participem destas ações coordenadas por meio do Plano de Estudo Tutorado.

O Plano de Estudo Tutorado atenderá alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I; bem como será organizado da seguinte maneira:

1. AS ATIVIDADES QUINZENAIS IMPRESSAS:

a) Para os ALUNOS DA CIDADE: devem ser retiradas por seus responsáveis, na instituição de ensino que o aluno estuda, já iniciando no dia 15/05/2020 das 8h às 11h.

b) Para os ALUNOS DA ZONA RURAL: os motoristas de cada linha do transporte escolar farão a retirada das atividades nas escolas e levarão nas residências de todos os alunos da zona rural, já iniciando nos dias 14/05/20 e 15/05/2020.

2. DA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DOMICILIARES:

Os alunos deverão seguir as orientações e datas programadas, fazer as atividades em seus domicílios, higienizando bem o local onde serão realizadas, lavando as mãos e tomar todas as precauções pessoais para evitar contaminação.

3. DO ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS OU ORIENTAÇÕES:

Para realizar as atividades, caso seja necessário, em caso de dúvidas, o (a) aluno (a) ou responsável poderá entrar em contato direto com o seu (a) professor (a), via WhatsApp, de maneira individual ou no grupo da Turma, criado pelo seu Professor.

4. DO RECOLHIMENTO DAS ATIVIDADES JÁ REALIZADAS PELOS ALUNOS:

a) PARA OS ALUNOS DA CIDADE: devem ser entregues por seus responsáveis na instituição de ensino que o aluno estuda, no dia 29/05/2020, das 8h as 11h. Momento em que já farão a retirada das atividades da quinzena seguinte;

b) PARA OS ALUNOS DA ZONA RURAL: os motoristas de cada linha de transporte irão recolher as atividades nas residências de todos os alunos da zona rural, nos dias 28/05/2020 e 29/05/2020 e já entregando as atividades da quinzena seguinte.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES.

Senhores responsáveis, cumpram rigorosamente as datas, horários e demais orientações estipuladas por cada escola para evitar aglomerações e assim preservarmos o bem-estar de todos nós.

Para a elaboração e impressão das atividades foram realizados todos os procedimentos de higienização para evitar qualquer tipo de contágio pela escola, por isso pedimos que as famílias também tomem todos estes cuidados.

As atividades serão avaliadas quinzenalmente pelos professores e por isso é de suma importância que sejam realizadas e entregues conforme programado por cada instituição.

ATENCIOSAMENTE, SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E LAZER

União de Minas, 11 de maio de 2020.