AÇÕES - Unidade móvel de prevenção ao câncer

União de Minas recebeu ontem (10) na Unidade Básica de Saúde a Carreta de prevenção ao Câncer da Fundação Pio XII (Barretos).

O projeto realizado em nosso município teve com objetivo realizar exames de Papanicolau (colo do útero) e de PSA sangue (próstata), onde foram atendidos 50 mulheres com idade de 25 a 64 anos e 50 homens com idade entre 50 e 69 anos, onde tiveram suas triagens realizadas e agendadas antecipadamente seguindo os critérios que o atendimento do Hospital do Câncer propõe.

A iniciativa desta ação tem finalidade de prevenção e antecipação ao câncer nesses homens e mulheres da comunidade Uniense.

Além dos atendimentos, houve palestra ministrada pela enfermeira Suelen do Hospital do Câncer com a Equipe Saúde da Família onde foram apresentados informações sobre prevenção do câncer na atenção primária à saúde.

A Gestora em Saúde Daiane Meira em conjunto da Equipe do ESF, demonstraram gratidão pelo desempenho do Hospital em promover a ação em nosso município e ao interesse e compreensão da população que mesmo com vagas limitas tiveram o interesse participar dos exames realizados.

E uma informação importante para população Uniense é que os exames realizados ontem, também são realizados em nosso município, onde as mulheres podem efetuar o exame de Papanicolau no ESF União e Saúde com a enfermeira Mariany e os homens acima de 50 anos conseguem autorização por meio da Secretaria de Saúde para realizarem o exame de PSA gratuitamente no Laboratório da Santa Casa.

•Secretaria Municipal de Saúde