Município

HISTÓRIA

Por volta de 1923 vindos do Município de Campina Verde, chegavam ao local denominado “Casinhas” o Sr. Guilherme Simão Nunes, acompanhado de seus pais. Em meados do ano de 1939, casou-se com Maria Garcia Nunes, adquirindo logo em seguida uma gleba onde construiu a sede da fazenda, onde hoje é o Município de União de Minas.

Nesta época surgiram os primeiros comerciantes, moradores e o povoado foram crescendo, quando então recebeu seu primeiro nome “Porteirão”. Verificando as necessidades o senhor Guilherme, em 1953 construiu uma escola em sua propriedade, sendo a primeira professora a senhora Aparecida, esposa do Sr. José Caetano, político do local. No ano de 1960, resolveu fazer um loteamento, que foi aprovado sob a Lei 770 de 22 de outubro de 1969, surgindo assim a “Vila Porteirão”. Logo a pequena Vila passou a chamar-se “Bela Vista do Porteirão” pela ampla vista que o local oferecia. Por serem católicos doaram à Diocese de Uberaba meio alqueire para construção de uma capela, em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Daí em diante foram chegando várias famílias, entre eles o caminhoneiro e comerciante Sayd Yunes e o político Élcio de Souza, que também fez muito pela comunidade mudando a denominação de “Bela Vista do Porteirão” para “União”, o que ocasionou uma grande festa para arrecadação de fundos para prover o que faltava à comunidade, o que uniu todos os moradores dando origem ao nome “UNIÃO”.

O Distrito de União foi criado pela Lei nº 6769, de 13 de maio de 1976 e instalado sob o Decreto nº 18096, de 25 de setembro de 1976.

Nossa região sempre se destacou na política, sendo eleitos vários vereadores para trabalhar em prol de União, enquanto este ainda pertencia ao Município de Iturama:

Antonio de Freitas Borges, Guilherme Simão Nunes, Euclides Bernardes Severino, Ambrósio Lúcio Leal, Antonio Alves de Lima, Antonio Trindade das Neves, Élcio de Souza, José Leal de Sampaio, Onofre Severino da Silva, Antonio Guilherme Nunes, Roque Dias Ribeiro e João de Freitas Leal.

Em 22 de outubro de 1995, o maior sonho de toda a comunidade foi realizado: a Emancipação de União formando mais um Município do Estado de Minas Gerais, criado pela Lei 12030, de 21 de dezembro de 1995, passando a ser chamada de “União de Minas”.

DADOS SOBRE O MUNICÍPIO

População estimada: 4.463 habitantes (IBGE)

Área da unidade territorial 2015 (km²) 1.147,407

Gentílico:  Uniense

Economia: pecuária, agricultura e agroindústria;

Distância até a capital:  668 km;

Cultura: Carnaval, Festa de Reis, Encontro de Cowboys de Pitocânia,Torneio de Futebol “7 de setembro”, Festa do Peão e Exposição Agropecuária realizada no aniversário da cidade – 22 de outubro, Festa da Padroeira – 12 de outubro.

SÍMBOLOS MUNICIPAIS

BANDEIRA

BRASÃO

 

LOCALIZAÇÃO

União de Minas é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, localizado na microrregião de Frutal. Em 2016, sua população estimada era de aproximadamente 4.463 mil habitantes, dado publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Caracterizado por topografia de superfícies planas ligeiramente onduladas, típicas da região do planalto central do Brasil, possui área de mais de 1.147,4 quilômetros quadrados. Situado no pontal do triângulo mineiro, no extremo oeste do estado de Minas Gerais, faz divisa com Santa Vitória (MG) a norte; Campina Verde (MG) a leste; Iturama a (MG) a sul e Limeira d'Oeste (MG) a oeste. 

Mapa:

EX-PREFEITOS

Antonio Guilherme Nunes

Antonio Guilherme Nunes 1997/2002

Roque Dias Ribeiro

Roque Dias Ribeiro - 2001/2004

João de Freitas Leal

João de Freitas Leal - 2005/2008

João de Freitas Leal

João de Freitas Leal - 2009/2012

Antonio Guilherme Nunes

Antonio Guilherme Nunes - 2013/2016